Páginas

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

PLANO DE CARREIRA



             Plano de Carreira:



O plano de carreira é responsável por oferecer oportunidade aos profissionais, mostrando a estes sua missão e visão, bem como mostrando objetivos e benefícios que estas podem possuir, a fim desses trilharem uma carreira sólida e promissora, bem como para buscarem apoio nesse mercado competitivo.
As empresas que adotam o plano de carreira tem condições de atrair os melhores profissionais, fazendo com que estes façam da empresa um grande diferencial diante das demais.
É através do plano de carreira que pode ter um planejamento, buscar uma oportunidade a qual resulta em sucesso.
A responsabilidade do plano de carreira é do RH e, do colaborador, pois o mesmo tem o dever de focar suas metas e objetivos; a organização profissional começa com a organização do seu próprio plano de carreira.
         Diante disso os velhos conceitos do passado, com referência ao empregado e chefe, onde último mandava e o outro obedecia, foi deixado de lado. Com a era da informação, tecnologia e novos paradigmas atualmente temos colaboradores e líderes.
         Se no passado há via dificuldades para buscar conhecimentos, esse cenário também mudou, hoje os profissionais tem vasta oportunidade para esse fim, basta querer que as oportunidades estão a sua frente. Através dessa facilidade para se adquirir conhecimentos torna-se fácil planejar a carreira profissional, o que muitas vezes também geram duvidas, insegurança, ainda mais diante de tantos avanços tecnológicos que surgem diariamente, onde muitos se quer tem condições de acompanhar.
         O importante é desde cedo desafiar o próprio conhecimento, ter espírito de luta, saber o que deseja para conseguir alcançar seus objetivos, os quais só terão êxito com muita dedicação. Por isso e de grande valia descobrir desde sedo o que deseja, ou em que área atuar, pois dessa maneira tornará o trabalho de forma atraente e com muitos resultados significantes.
         Para a empresa traçar um plano de carreira, é colocar o colaborador num trilho de sucesso tanto pessoal como profissional, com isso obtém-se resultados satisfatórios para o colaborador, pois ajuda o mesmo ter organização em sua vida, fazendo que este não acabe perdendo tempo. Já para a empresa acaba diminuindo riscos, rotatividade e ganho em produtividade e finanças.
         Muitas empresas oferecem boas condições de trabalho e crescimento a seus colaboradores, mas para que este obtenha êxito depende dele mesmo, pois é o colaborador que tem que correr atrás de seus sonhos e objetivos sendo ele o grande responsável por sua carreira ou seja, o profissional tem que traçar metas e ir a luta, claro que muitas vezes os resultados não vem de imediato, sendo necessário alternar planos, mas nunca saindo  fora dos planos os quais só darão resultados se por estes lutados, permanecendo focado nos resultados, não esperando que a empresa o dirija sua vida. Por isso é importante que o colaborador faça a diferença na empresa, tenha ambição e  cresça com os resultados
         É importantíssimo nesse novo sistema às empresas reter seus colaboradores, especialmente os novos talentos chamados de geração y, os quais não estão só na busca de salários, mas atrás de um bom plano de carreira, onde tenha vantagens, promoções e possa crescer dentro da organização.
         O plano de carreira para o colaborador só tem sucesso se este permanecer focado em seus objetivos, para tanto deve-se permanecer atualizado, motivado e sempre na busca de novas informações, preparado para enfrentar desafios, saber trabalhar seus pontos fortes e fracos, criar um bom relacionamento com demais membros da equipe e saber pelo menos em parte o funcionamento da empresa.
         Sendo que para o colaborador atingir sues objetivos é necessário que ele trace metas, as quais só será atingida no decorrer dos tempo e não de imediato, mas para isso ele deve permanecer firme saber que nada se atinge sem ter um bom alicerce. Embora que para muitos essa demora  seja frustrante e acabam desistindo.
         Outro fator importante é com relação a sua competência, não basta apenas ter um bom currículo, é necessário mostrar isso na prática, fazer os resultados chegar, não ter hora para atuar, estar sempre a disposição da empresa no que for necessário.
         Acima de tudo, para que ocorra de forma correta uma relação empresa e colaborador deve existir compromisso e confiança de ambas as partes, dessa maneira pode ser desenvolvido um trabalho longo e duradouro, o qual pode trazer grandes benefícios.
Lembrando que quem decide o melhor para si mesmo é o profissional, esse tem que buscar a cada dia seus objetivos, a fim de alcançar os resultados almejados.



         REFERENCIAS:

  



Blog Plano de Carreira e SINbrasil 

Texto; Plano de Carreira – V Congresso de Psicologia UNIFIL 2012  - Rosangela Ferreira Leal Fernandes.



    PLANO DE CARREIRA


    RECURSOS HUMANO II

 

Professora: Márcia Ilene Medeiros

 
Alunos: Andréia Dalziogo
             Angélica Petrini
              Daiana Dargas
             Jair da Silva
             Marcos Roberto B. Paraginski

     
    Santo Augusto – RS, 26 de Setembro de 2013.